Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que é ACNE???



Um das doenças de pele mais comuns, ela é mais frequente em adolescentes, afetando cerca de 85% dessa faixa etária e em ambos os sexos. Porém ela pode aparecer também em adultos, em especial nas mulheres. Sua manifestação está ligada à presença dos hormônios sexuais e a uma predisposição genética.

A Acne, ou mais comumente chamada de espinhas ou cravos, ocorre devido ao aumento da secreção sebácea e obstrução da abertura do folículo pilossebáceo, dando origem então aos comedões abertos e fechados. Nesse ambiente, prolifera microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.

As Acnes surgem em quatro graus diferentes de intensidade.
No 1° Grau surgem na pele apenas alguns cravos, sem as lesões inflamatórias (espinhas). 
No 2° Grau, surge as espinhas e pontos amarelos de pus.
O 3° Grau apresenta as espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas e inflamadas. 
O 4° Grau apresenta grande lesões císticas, com muita inflamação e aspecto desfigurante.

A Acne é uma doença que em níveis avançados pode ser desfigurante e alterar a auto-estima. Por esse motivo, ela deve ser tratada imediatamente para evitar possíveis complicações. 

O tratamento varia de pessoa para pessoa, diferenças na pele e no avanço da doença podem alterar a forma como será tratada. Os métodos variam de limpeza de pele, tratamento com pomadas e até medicamentos via oral.

Um mito muito comum é agravar os sintomas de quem já possui a doença associar o tipo de alimentação ao surgimento da Acne. Porém, apesar de não causar Acnes alguns alimentos como o chocolate, gordura animal, o leite e seus derivados podem.

Qualquer tratamento dermatológico deve ser orientado por um médico, nunca use remédios indicados por leigos, pois pode até piorar o quadro da doença. Esse tratamento é longo e dura mais de 6 meses, por isso, procure esclarecer todas as suas dúvidas e se necessário, procure acompanhamento psicológico.

0 comentários:

Postar um comentário